Programa
Dia 13 de fevereiro de 2025
11h45 (Horas em Lisboa)
Abertura
12h00
Comunicação I - Orthography triggers gradient phonological weight effects in L2 Portuguese stress perception
Chao Zhou (Universidade de Lisboa) & Guilherme D. Garcia (Université Laval)
Chao Zhou é professor auxiliar no Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Investigador integrado do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
Guilherme D. Garcia é professor adjunto no Departamento de línguas, linguística e tradução da Université Laval, na bela cidade de Québec, Canadá. Também é editor associado do periódico Second Language Research, membro do Centre for Research on brain, Language and Music (CRBLM), e membro do Centre de recherche interuniversitaire sur les humanités numériques (CRIHN), em Montréal. Antes de sua posição atual, teve posições permanentes nos EUA e no Reino Unido.
12h30
Comunicação II - Fono-iconicidade e fonossimbolismo: um regresso às origens? Exemplos das interjeições e expressões onomatopaicas em português, chinês e inglês
Luda Yang (Universidade de Macau)
Licenciado em Artes em estudo de língua estrangeira (português), pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau;
Mestre em Língua Portuguesa e Estudos Interculturais (Linguística), pela Universidade de Macau;
Doutorando em Língua Portuguesa e Estudos Interculturais (Linguística Aplicada) na Universidade de Macau.
13h00
Comunicação III - Caracterização Prosódica da Produção Emocional de PLE - O Caso dos Aprendentes Bilingues Tardios de Português Europeu Falantes Nativos de Chinês Mandarim
Xiaoyu Su (Universidade de Macau)
Doutorando em Linguística Aplicada (português) no Departamento de Português, Faculdade de Letras da Universidade de Macau (UM). Mestre em Linguística Aplicada (português) pela mesma universidade em 2022. Licenciado em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade de Estudos Internacionais de Pequim (BISU, 2015). Tem cinco anos de experiência como tradutor chinês-português nos países africanos e participou no ensino voluntário no Instituto de Confúcio da Universidade Agostinho Neto (UAN) e no Centro de Formação Profissional BN (Angola). Desenvolve pesquisas em termos da aprendizagem de PLE, estratégias de ensino, bilinguismo e prosódia.
Dia 20 de fevereiro de 2025
12h00
Comunicação I - Teste de Avaliação da Linguagem em Idade Escolar (TALIE)
Sylvie Capelas & Maria João Freitas (Universidade de Lisboa)
Sylvie Capelas, Terapeuta da Fala, licenciada pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. possui certificação em Terapia Auditivo-Verbal pela WeListen International e doutoramento em Linguística Clínica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É membro investigador integrado do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) e exerce funções como Terapeuta da Fala em clínica e no Centro Paroquial de São Bernardo, em Aveiro. É supervisora de alunos de Terapia da Fala da Universidade de Aveiro, com a qual tem desenvolvido diversos projetos de investigação nas áreas da Aquisição da Fonologia e da Morfologia e da Linguística Clínica. É autora do Programa de Estimulação de Consciência Fonológica (PECF) e do Programa de Estimulação da Consciência Morfológica (PECM).
Maria João Freitas, linguista, é Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), membro do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e colaboradora do Centro de Linguística da Universidade do Porto. É diretora do Curso de Doutoramento em Linguística da FLUL. Tem lecionado unidades curriculares nas áreas da Fonologia e da Aquisição e Desenvolvimento Linguísticos, em cursos de graduação e de pós-graduação. Tem (co)orientado projetos de pós-doutoramento, teses de doutoramento e dissertações de mestrado nas áreas da Aquisição e Desenvolvimento Linguísticos, Terapia da Fala e Fonologia. Recebeu o grau de Doutoramento em Letras (1997), com uma tese sobre aquisição da estrutura silábica no português europeu, e o grau de Agregação em Linguística Portuguesa (2013), ambos atribuídos pela Universidade de Lisboa. A sua atividade académica tem-se centrado nas áreas da Aquisição da Fonologia, da Linguística Clínica e da Linguística Educacional.
12h30
Comunicação II - A influência do R-forte e das palatais na acentuação do PE: Estudo experimental
Megumi Im (Universidade do Porto/Minho)
Megumi Im é leitora no Departamento de Estudos Asiáticos da Universidade do Minho e doutoranda em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desde o mestrado, tem explorado a área da fonologia do português, especialmente no âmbito de estudos experimentais.
13h00
Comunicação III - Perceção do acento lexical no português europeu por falantes nativos de chinês
Kexin Zhang (Universidade de Macau)
Kexin Zhang é doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade de Macau, sob a orientação do Professor João Veloso. Possui um Mestrado em Linguística pela Universidade do Porto, tendo realizado a sua dissertação sobre "Perceção dos Processos de Sândi Externo por Aprendentes Chineses de PL2". A sua investigação insere-se no campo da fonologia, com um interesse particular na prosódia e no estudo comparativo entre chinês e português. Atualmente, desenvolve a sua investigação de doutoramento focada na proeminência prosódica no chinês e no português.