II PHONOSHUTTLE OPO-LIS - Ponte aérea de Fonologia
Dia 19 de novembro de 2021
14h15 (Horas em Lisboa)
Abertura
14h30
Conferência de Abertura - A gramática da ocupação de espaços em inventários fonológicos
Carmen Matzenauer (Universidade Católica de Pelotas)
Carmen Matzenauer é Professora Titular pela Universidade Católica de Pelotas e pesquisadora com Bolsa de Produtividade 1A do CNPq. É Mestre e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Suas investigações centram-se principalmente nos seguintes temas: Aquisição da Fonologia, Fonologia do Português, Fonologia Clínica e Teoria Fonológica.
15h30
Comunicação I - Nasal palatal do português: um ditongo fonológico?
Heglyn Pimenta (Université Paris 8/CNRS)
Heglyn Pimenta é pós-doutoranda na área de linguística na Université Paris 8/CNRS, onde ela integra a unidade de pesquisa Structures formelles du langage (UMR 7023). Sua pesquisa atual engloba temas como as teorias fonológicas, a fonologia das línguas românicas e a variação linguística, levando em conta dados de evolução diacrônica, dados sincrônicos de variedades padrão e não-padrão de português e dados de fonologia experimental. Mais recentemente, ela se interessa também por dados sobre a aquisição típica e atípica da linguagem, tendo codirigido um mestrado na Univesité de Tours sobre tal assunto em 2020-2021.
16h00
Comunicação II - Os róticos no PE: da variabilidade de realizações fonéticas às pistas sobre a aquisição
Susana Rodrigues (Universidade do Algarve)
Doutorada em Linguística, na especialidade de Diagnóstico e Intervenção pela Universidade de Lisboa.
Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.
Tem desenvolvido investigação nas áreas da Fonética Acústica e das Perturbações dos Sons da Fala. Autora e co-autora de publicações e comunicações de âmbito nacional e internacional, nas suas áreas de investigação.
16h30
Comunicação III - Dos gestos (que falam) - Pistas visuais para a interrogatividade na Língua (Gestual) Portuguesa
Marisa Cruz (Universidade de Lisboa)
Marisa Cruz é investigadora no Laboratório de Fonética e Fonologia & Baby Lab (CLUL/FLUL), na Universidade de Lisboa, e integra presentemente a Comissão Diretiva do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
No âmbito do seu Doutoramento, estudou a variação prosódica no Português Europeu (fraseamento, entoação e ritmo), centrada nas variedades centro-meridionais. Atualmente, investiga a prosódia visual no Português Europeu, mais concretamente, o papel prosódico dos gestos na modalidade falada da língua e na Língua Gestual Portuguesa.
Dia 26 de novembro de 2021
14h30
Comunicação I - The paradox of Portuguese /Vr/-syllables: evidence for structure-based sonority
Joaquim Brandão de Carvalho (Université Paris 8)
Nascido em Lisboa, vive desde há mais de cinquenta anos em França, onde se formou na Universidade da Sorbonne Nouvelle. Lecionou de 1989 a 1994 na Universidade de Nanterre e, de 1994 a 2003, na René Descartes. É desde 2003 professor catedrático na Universidade de Vincennes-Saint-Denis e membro do laboratório Structures Formelles du Langage do CNRS.
A sua tese, defendida em 1987, tratava da evolução da estrutura silábica do latim ao português moderno. Da perspetiva diacrónica inicial evoluiu a sua pesquisa para o campo sincrónico, em que se interessou sobretudo pela questão dos traços, das oposições fonológicas e do conceito de marcação, por um lado, e pela estrutura silábica, por outro.
15h00
Comunicação II - O papel da densidade fonológica na aquisição dos ataques ramificados CCV
Andressa Toni (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
Andressa Toni é professora colaboradora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO - Paraná) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Concluiu Graduação (Bacharelado e Licenciatura) e Mestrado também pela Universidade de São Paulo, cumprindo um período de doutorado-sanduíche na Universidade da Pensilvânia. Atua principalmente nas áreas de Aquisição de Linguagem, Psicolinguística, Fonética e Fonologia, abordando temas como a aquisição silábica (principalmente do ataque ramificado) e a aquisição de processos fonológicos opcionais da fala adulta, tais como a palatalização de oclusivas alveolares, o vozeamento de fricativas alveolares e a haplologia silábica.
15h30
Comunicação III - A realidade psicológica do peso silábico nos falantes do PE: um estudo experimental
Megumi Im (Universidade do Minho / CLUP)
Natural do Japão, é doutoranda do 3º ciclo em Ciências da Linguagem da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É leitora do Departamento de Estudos Asiáticos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho (ELACH), lecionando língua japonesa na Licenciatura em Estudos Orientais: Estudos Chineses e Japoneses e Tradução Português-Japonês no âmbito do Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue da ELACH.
16h00
Comunicação IV - "Otraves" o mesmo "faitico": a proficiência ortográfica nos dígrafos <ei> e <ou> de crianças alentejanas e transmontanas do 2.º ano de escolaridade
Celeste Rodrigues e Jéssica Gomes (Universidade de Lisboa)
Maria Celeste Matias Rodrigues é Professora Associada da Faculdade de letras da Universidade de Lisboa desde 2020, com especialização em Linguística Portuguesa nas áreas de Fonologia e Variação linguística. É Investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (grupo de Gramática & Recursos), com trabalhos nas áreas de Fonologia, Sociolinguística, Linguística Educacional, Fonética Forense, Linguística Histórica e Dialetologia.
Jéssica Gomes, licenciada em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, atualmente, encontra-se a frequentar o mestrado em Linguística na mesma instituição. Tem como principais áreas de interesse Aquisição e Desenvolvimentos Linguísticos, Linguística Educacional e Psicolinguística.
16h30
Comunicação V - Considerações sobre a aquisição de [ɨ, ɐ, u] átonos em Português Europeu
Rita Santos (Universidade de Lisboa)
Rita Nazaré Santos é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, mestre em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e estudante de Doutoramento em Linguística na mesma instituição. Investigadora no Centro de Linguística Universidade de Lisboa (CLUL), as suas áreas de interesse são a aquisição da fonologia e a análise das suas implicações na ortografia. No seu projeto de Doutoramento, estuda a aquisição do sistema vocálico no Português Europeu, relações entre aquisição fonológica e desenvolvimento ortográfico.
17h00